lunes, 5 de julio de 2010

INFORME DESDE RIO DE JANEIRO - BRASIL - GRUPO DE GESTANTES NA REDE MUNICIPAL DE SAUDE DE MARICA

Informe desde Río de Janeiro - Brasil
GRUPO DE GESTANTES NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARICÁ

A 70 Km. de Rio de Janeiro, en la localidad de Maricá, un equipo interdisciplinario brinda asistencia a embarazadas, muchas de ellas adolescentes carentes de recursos, desde el momento de la gestación, al parto y al puerperio. Dichas mediaciones modificaron los partos en la zona reduciendo el número de cesáreas, preparando a las mujeres y fortificando los vínculos parentales con el niño. En esta nota parte del equipo de profesionales nos cuenta dicho proyecto.

O desenvolvimento do Projeto Grupo de Gestantes na Rede Municipal de Saúde de Maricá / RJ (G.G.) vem demonstrando que abordar as questões femininas referentes as vivências relacionadas com a gestação, o parto e o puerpério tem eficácia na preparação das mulheres para viverem o parto de uma forma positiva, integradora, enriquecedora e feliz, suprindo a necessidade de complementar com orientações as consultas de Pré-Natal realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (U.B.S.) e Postos de Saúde da Família (P.S.F.), proporcionando a melhoria do nível de qualidade da assistência prestada às gestantes deste município.
Semanalmente, em dois pontos estratégicos do município (Centro e São José do Imbassaí), são realizadas por uma equipe interdisciplinar (gineco-obstetra, enfermeiro(a), fisioterapeuta, assistente social, psicólogo(a), e nutricionista) grupos educativos e sessões fisioterápicas com as gestantes encaminhadas pelas unidades de saúde, oferecendo um espaço onde elas abordam espontaneamente suas questões e recebem orientações acerca da gestação, parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, sexualidade, direitos reprodutivos e trabalhistas, etc.
Iniciado em maio de 2003, o Grupo de Gestantes da Rede Municipal de Saúde de Maricá vêm suprindo a necessidade de complementar com orientações e informações as consultas de Pré-Natal realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (U.B.S.) e nos Postos de Saúde da Família (P.S.F.), preparando as mulheres e/ou casais para viverem o parto e a maternidade/paternidade da forma mais espontânea e criativa possível, proporcionando a melhoria do nível da assistência prestada às gestantes deste município.
O Grupo de Gestantes é um espaço onde as gestantes podem abordar e receber orientações acerca de temas, tais como: sexualidade; anatomia e fisiologia feminina; tabus; preconceitos; direitos trabalhistas; gravidez: alterações físicas, emocionais e sociais; aspectos nutricionais; desenvolvimento fetal; parto: seus sinais, fases, possíveis condutas médicas e da parturiente, tipos de parto, tipos de anestesia; sensações no parto; pós-parto: aspectos físicos, emocionais, sociais; relação com o bebê; amamentação; relação pai/mãe/filho; etc.. Esses temas são desenvolvidos pela equipe interdisciplinar que coordena as atividades deste grupo, e que é composta pelos seguintes profissionais: Márcia David (ginecologista), Sandra Caetano (assistente social), Mônica Loureiro Baptista (psicóloga), Vânia Monaldi (fisioterapeuta), e por outros profissionais de saúde convidados.
Neste Grupo, as gestantes recebem atendimento fisioterápico, que ensina exercícios físicos para fortalecimento muscular, visando o conforto na gravidez e o uso eficiente dos músculos no parto, assim como ensina o relaxamento muscular, tanto geral quanto diferencial, e exercícios respiratórios próprios para os períodos de dilatação e expulsão.

sscmarica@yahoo.com.br
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Chimaco Pereira 241
Maricá- Rio de Janeiro – Brasil CEP - 24900000

No hay comentarios:

Publicar un comentario